Grupos Google
Inscrever-se em Amigas_do_Croche
Email:
Visitar este grupo

segunda-feira, 22 de dezembro de 2008

A História do grupo

Muitos grupos de discussão na Internet, surgem por mera vontade em conversar sobre algum assunto em específico.
Na sua maioria as pessoas trocam informações, baseiam-se em troca de experiências e com isso crescerem.
Algumas vezes os grupos surgem apenas por mero acaso ou por capricho próprio em gerir um grupo.
O Amigas_do_croche surgiu quando eu, Lúcia Helena Ribau, na altura com 34 anos, resolvi trocar ideias e algumas informações que havia obtido na Internet com outras pessoas que tinham prática e experiência na arte do croché.
Mas porque o croché? Porque trocar essa ideias pela Internet?
Sendo filha de Portugueses, da zona da Gafanha da Encarnação, Ílhavo, mas nascida na Ilha do Governador, Rio de Janeiro, Brasil, em finais de 1999 decidi radicalizar minha vida, mudando para Portugal.
Foi difícil a decisão pois estava recentemente separada e com uma filha de 6 anos de idade na altura. Porém por questões pessoais que não vou mencionar aqui, a decisão de vir para Portugal foi tomada em virtude de poder oferecer em Portugal uma vida mais tranquila a minha filha, com mais segurança, tendo a saúde pública como assistência médica, e o ensino Público como o melhor deste país.
Chegando cá em Fevereiro de 2000, vivendo na casa de uma amiga, Maria Emília, conheci meu actual companheiro, que me apoio em tudo e em todos os momentos inclusive adoptando a minha família como a sua família e proporcionou e ainda proporciona uma vida de família estável nestes 9 anos de convívio.
Após altos e baixos nessa vida, em finais de 2003, eu e ele estávamos desempregados, sem perspectiva de novo emprego devido a recessão do país. A dada altura, mais precisamente em Outubro engravidei do nosso filho, que hoje tem 4 anos.
Sem condições para fazer um enxoval de verão quem diria um enxoval de bebê para inverno!
Pensei em colocar em prática um ensinamento que minha mãe me transmitiu ainda na minha infância, o croché.
Em outros tempos jamais pensaria em me arriscar a fazer croché pois não achava nada interessante passar ali horas com a agulha num vai-e-vem que teciam formas, figuras ... achava chato e cansativo.
Porém a maternidade e a necessidade de criar roupas para meu bebe falou mais alto. Sozinha com a minha filha, na altura ela tinha 9 anos, e com os meus pais no Brasil a passarem uma longa temporada, comecei então as primeiras tentativas.
Não me envergo em dizer que, os primeiros novelos de lã que eu tive foram feitos a partir de camisolas de frio minha que eu desfiz para fazer as roupinhas para ele.
Foi difícil! Desisti e pedi auxílio a minha sogra que fazia muito bem o tricô a me ensinar.
Foi em vão. Por falta de tempo ou de outros problemas, os dias se passavam e não aprendi o tricô.
Recomecei novamente as minhas tentativas. mas como? Não havia ninguém que fizesse croché, não haviam revistas a venda e o principal, se eu não tinha $$ para comprar as lãs e as linhas como iria comprar revistas?
Com acesso a Internet e sendo ela a minha distracção para ler sobre pedagogia, comecei na incessante busca de aprender croché em roupas de bebe.
Tudo o que achava eu guardava em pastas . Pontos, dicas, acessórios, receitas, revistas imagens de todos os tipos.
Criei uma arquivo muito vasto no que diz respeito ao croché.
Mas e depois? Era Janeiro, e já com 4 meses havia pouco tempo para aprender e preparar o enxoval.
Ainda muito adversa a interacção em grupo, entrei nos grupos do MSN/ HOTMAIL e de lá extraia mais ideias.
EM pouco tempo descobri os grupos do Yahoo Groups e lá entrei para o Crochemania e o Crocheterapia.
Aprendia muito com o que lia nas mensagens trocadas pelas associadas, via email. E em Fevereiro fiz minha primeira peça em croché. Um Macacão azul escuro com detalhes em azul claro.
A segunda peça foi uma calça branca e a seguir o casaquinho. Logo depois fiz um casaco branco com detalhes em amarelo. . .
E assim foi!
peças e mais peças para o enxoval do Nando. Era uma felicidade só sempre que terminava uma peça.
Pouco tempo depois um amigo convidou-me para o ORKUT onde passado pouco tempo já pertencia a várias comunidades de croché.
Nessas comunidades percebi que eu não fui a única a passar por dificuldades e querer aprender por necessidade. Percebi que muitas partilhavam o que tinham e ensinavam com prazer a arte na medida do próprio conhecimento. E melhor gratuitamente apenas pelo prazer da arte.
Neste momento decidi criar um álbum no Yahoo e partilhar o que tinha! Eram dezenas de email's diários a pedir o acesso ao álbum. Em pouco tempo fiquei conhecida por partilhar um dos mais completos álbuns de croché da Internet em língua Portuguesa.
Eram na altura mais de 600 imagens de todo o tipo de croché. Eram roupas de adultos , crianças, roupas de praia, verão, inverno, acessórios de decoração e vestuário. Tudo o que se possa imaginar eu tinha naquele álbum.
Foi então que em Janeiro de 2006 nasceu o meu grupo de croché no Yahoo groups, o Amigas_do_croche. Forma 3 meses locada no domínio do Yahoo onde dia-a-dia, chegavam mais associadas até atingirmos a marca das mais de 800 pessoas.
Porém no Yahoo não tínhamos muitas alternativas de armazenamento de texto e imagens.
Nesta altura uma das integrantes do grupo me indicou o Google groups e em 10 de Abril de 2006 mudamos definitivamente para o Google.
Hoje somos um grupo dos mais conhecidos na Internet. Fomos assunto para duas reportagens sendo a última a revista Artesanato Brasil distribuída nos Voos da TAM.
O que começou por um desespero de causa, se tornou numa necessidade diária de poder ajudar, de interagir, de trocar, aprender, partilhar.
Hoje conto com duas pessoas que me são fundamentais: Ivanise, mais conhecida como Ivy e que hoje faz vídeo-aulas de várias técnicas utilizando agulha e linha, e detém uma loja virtual de artesanato. Cida Martos nossa relações públicas que, não se dá muito bem com a agulha de croché, mas manda muito bem nas de tricô e principalmente, tem a maior habilidade que um ser humano pode ter que é o dom da palavra, o conhecimento da arte da vida e a destreza de lidar com o ser humano. Ela é o pilar fundamental do grupo, para mim e para a Ivy.
Por que contei tantos detalhes da minha história antes de contar apenas a história do grupo?
Simples, Muitas pessoas que passam o que passei julgam estar quase tudo perdido mas nunca, NADA está perdido! Mesmo as piores situações na vida são capazes de ensinar as pessoas. A vida é o nosso melhor professor e no meu caso chegamos a este grupo que hoje tem 2 anos e vai a caminho de completar o 3º.
Tudo vale a pena e nunca desistir de nada é o mais importante!
Leia mais sobre nós .... sempre....